sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pela Janela da Jardineira

"Senhores passageiros, chegamos em Jijoca. Embarcaremos na jardineira com destino a Jericoacoara. Este percurso durará uma hora." Essa foi a primeira vez que ouvir falar em jardineira, não sabendo, ainda, do que se tratava exatamente. Chegando em Jijoca (ou será Gijoca com "G"), descobrimos depois de muitas invensões mentais, o tal meio de transporte que nos levaria ao destino final.

Jadineira é um microondas adaptado às necessidades dessa região. Não há janelas de vidro (elas são substituídas pelo plástico) e a pintura externa revela o que supostamente seria a paisagem do do local. Em jardineira não há suspensão, há cintos de segurança, não usados e há motorista ousado para dirigir os 23 km de dunas e outros caminhos esburacados. Jardineira só tem quatro machas e no máximo 50 passageiros com espírito aventureiro.

Na ida, fomos a noite. Pela janela da jardineira a noite sem luzes, estrela, areia, balanço, moto e som de pássaro próximos a alguma lagoa escondida.

Na volta pudemos apreciar melhor a jardineira... pela sua janela turistas embebecidos de uma beleza rara, bêbados que trocaram passagens, um casal em lua de mel bobos pela simplicidade do carro. Pela janela da jardineira, pedras duras, como a vida de quem vê a vida pela janela da jardineira... jegues selvagens, ao léu como a lembrança de quem vê a futuro pelas janelas da jardineira... praias desertas como o coração das crianças (são quatro) que se vê na boléia de um caminhão, pela janela da jardineira... dunas brancas como a paz alcançada por aqueles que se sacode e observa tudo pela janela da jardineira.

Uma vila! Praia Preá (não é 'do Preá') com crianças abanando as mãos com olhos de adulto oferecendo uma fatia de bolo de banana que vendem. Depois, pela janela da jardineira, estrada e vento e grãos de areia que parecem impelir nossa ida sem volta.

Pela janela da jardineira, a diversão de um lugar que parece ermo, mas que se enche de beleza quando se percebe a unicidade de corações que nos vêem pela janela da jardineira.

E no final da hora que separa o distrito de seu município, o que se vê, pela janela da jardineira, Jijoca de Jericoacoara e sua gente tão diferente e tão igual como tudo que se vê pela janela da jardineira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário